A PRÁTICA DE RELIGIOSIDADES NA ASSOCIAÇÃO DE PROTEÇÃO E ASSISTÊNCIA AO CONDENADO – APAC E SEUS PROCESSOS EDUCATIVOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i29.12779

Resumo

O artigo que se apresenta tem como intenção identificar e analisar os processos educativos que decorrem da prática social das religiosidades que acontece em uma unidade da Associação de Proteção e Assistência ao Condenado – APAC – no estado de Minas Gerais/MG. Trata-se de estudo de natureza qualitativa que utiliza como recursos de coleta de dados a entrevista, a observação participativa e anotações em diários de campo. Os achados foram analisados à luz de estudos no campo da educação e da educação em prisões. Os resultados sinalizam a proposta apaqueana como possibilidade e alternativa para suavizar a vida na prisão, por suas práticas mais humanizadas e que a prática das religiosidades pode contribuir para uma convivência mais harmônica entre os recuperandos, os funcionários e voluntários, mas se coloca como forma de poder que dociliza os corpos aprisionados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-06-28

Como Citar

ONOFRE, Elenice Maria Cammarosano; NOGUEIRA, Maximiliana Martins. A PRÁTICA DE RELIGIOSIDADES NA ASSOCIAÇÃO DE PROTEÇÃO E ASSISTÊNCIA AO CONDENADO – APAC E SEUS PROCESSOS EDUCATIVOS. APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação, [S. l.], n. 29, p. 212–221, 2023. DOI: 10.22481/aprender.i29.12779. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/aprender/article/view/16148. Acesso em: 6 jul. 2025.