A RELIGIÃO COMO EDUCAÇÃO: QUE CAMPO É ESSE?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i29.12329

Resumo

Neste texto procuramos traçar os contornos do que estamos considerando como um campo de investigação, ainda que em construção, situado na interface entre duas áreas de conhecimento: a educação e a religião. Tem como objetivo refletir sobre os sentidos da educação, de modo a evidenciar as práticas religiosas como instâncias de educação e formação de subjetividades. Metodologicamente, trata-se de uma reflexão de natureza teórico-bibliográfica inspirada em autores como Brandão (2002), Libâneo, (2010), Albuquerque; Buecke (2019), e outros. Para tanto, apresentamos um mapa das produções intelectuais ancoradas tanto no curso de graduação em Ciências da Religião, quanto no Programa de Pós-Graduação em Educação, ambos situados na Universidade do Estado do *Pará (UEPA), instituição que tem se destacado no fomento a esse universo investigativo. Dentre as considerações, apontamos a educação não escolar como um conjunto de processos formativos, fincados na cultura, que atuam na tradução da realidade concreta, ocupando diferentes espaços, temporalidades e intensões por meio das quais diferentes agentes, humanos ou não, reinventam a educabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-06-28

Como Citar

ALBUQUERQUE, Maria Betânia; SOUSA, Marcio Barradas. A RELIGIÃO COMO EDUCAÇÃO: QUE CAMPO É ESSE?. APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação, [S. l.], n. 29, p. 12–26, 2023. DOI: 10.22481/aprender.i29.12329. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/aprender/article/view/16150. Acesso em: 6 jul. 2025.