APROXIMAÇÕES FILOSÓFICAS E HISTÓRICAS ENTRE A TEOLOGIA DA EDUCAÇÃO E A PEDAGOGIA SOCIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i29.12637

Resumo

O presente artigo apresenta um recorte histórico da Teologia da Educação em seus fundamentos filosóficos e pedagógicos. Nesse sentido apresentamos os fundamentos que aproximam a Filosofia e a Teologia, na compreensão da realidade.  As práticas educativas estão presentes na história da humanidade e na sua relação existencial e transcendental. Assim, a Teologia da Educação presente na religiosidade da igreja cristã elabora um fundamento educativo, com vistas a propagação e manutenção de sua profissão. A Pedagogia Social compreende que práticas educativas não são exclusivas de espaços formais de educação. Assim, objetivamos fomentar uma reflexão dos aspectos educativos que estão presentes na história e nos pressupostos filosóficos na religião e na religiosidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-06-28

Como Citar

VIEIRA, Klyvia Larissa de Andrade Silva; SOUZA, Sueli Ribeiro Mota. APROXIMAÇÕES FILOSÓFICAS E HISTÓRICAS ENTRE A TEOLOGIA DA EDUCAÇÃO E A PEDAGOGIA SOCIAL. APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação, [S. l.], n. 29, p. 136–152, 2023. DOI: 10.22481/aprender.i29.12637. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/aprender/article/view/16152. Acesso em: 6 jul. 2025.