DADOS PARA UMA LEITURA DO ATUAL SISTEMA DE ENSINO SUPERIOR E DE PESQUISA NA FRANÇA: ESTRATÉGIA, PROGRAMAÇÃO, AVALIAÇÃO E UNIDADES OPERACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.22481/aprender.i29.12770Abstract
O artigo aborda o conjunto de mudanças ocorridas no sistema de educação superior e pesquisa francês visando uma caracterização geral da sua atual configuração. Para isso, faz a descrição dos principais processos de reconfiguração do sistema a partir da análise da atual legislação, identificando significativas mudanças no concernente à dimensão estratégica, à programação, ao financiamento, à operacionalização e à avaliação. Assim, destacam-se três esferas sistematicamente articuladas. Para entender as razões subjacentes a tais mudanças, o artigo recupera o contexto global de ajustes internacionais – especificamente o chamado New Management Programme (NPM), para, a partir tais evidências, situar o novo quadro cartográfico da educação superior na França. Concluindo que as transformações em andamento fazem parte, por um lado, de uma tendência global no setor, envolvendo elementos econômicos, a questão do modelo de financiamento público, a gestão de recursos humanos em uma lógica de competição e a sofisticação dos mecanismos de controle do trabalho acadêmico. Por outro lado, há mudanças também pelo prisma da ressignificação do papel das universidades enquanto protagonistas na produção de soluções inovadoras e de impacto socioeconômico. As duas tendências pesam sobremaneira para um dos pilares mais importantes das instituições de ensino superior e pesquisa, a saber, a questão da autonomia.
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