DIMENSÕES FORMATIVAS EM TERRITÓRIOS DE MATRIZ AFRO-BRASILEIRA: APONTAMENTOS DE UMA “PESQUISADORA - ABIAN”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i29.12347

Resumo

O presente trabalho retrata os resultados de uma pesquisa realizada nos moldes da observação participante e da etnobiografia com o objetivo de compreender a dinâmica existente entre o ensino e aprendizagem e os valores civilizatórios inerentes às práticas cotidianas de uma comunidade tradicional afro-brasileira. O estudo foi realizado por meio da observação e participação de atividades litúrgicas de um terreiro de Umbanda e Candomblé – o “Ilè Asè Tobi Babá Olòrigbìn” -  localizado na cidade de Ituiutaba, MG. O ensinar como uma responsabilidade partilhada, a reafirmação de princípios éticos/civilizatórios (como a circularidade, a ancestralidade, a corporalidade, a conduta), a centralidade da oralidade e as relações entre a vida comunitária e uma singularidade que se funda no coletivo foram aspectos percebidos como características de uma dimensão formativa que orienta os aprendizados no interior desse grupo. Considerando que o modelo praticado por essas comunidades seja um modelo de sucesso (que tem resistido ao tempo e a um histórico de opressão), destacamos o grande desafio de aprender com os ensinamentos dos territórios afro-brasileiros e encontrar maneiras de incorporá-los às nossas práticas educativas, para que assim, vislumbremos uma escola mais diversa e humanizada.

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Publicado

2023-06-28

Como Citar

DE MELO MARCELINO, Mical; COELHO, Marana de Oliveira Pires. DIMENSÕES FORMATIVAS EM TERRITÓRIOS DE MATRIZ AFRO-BRASILEIRA: APONTAMENTOS DE UMA “PESQUISADORA - ABIAN”. APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação, [S. l.], n. 29, p. 105–122, 2023. DOI: 10.22481/aprender.i29.12347. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/aprender/article/view/16156. Acesso em: 6 jul. 2025.