HACIA UNA EDUCACIÓN RELIGIOSA INTERCULTURAL. NOTAS ECHUSÍACAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i29.12334

Resumo

Embora a interculturalidade na escola seja uma necessidade urgente no Brasil, a educação intercultural não parece ter a importância adequada. Isto é, o que podemos ver quando olhamos para a educação brasileira, que ainda está adormecida em um sonho colonial. Entretanto, a luta histórica de setores marginalizados da sociedade contra a opressão colonial, como o movimento negro, obteve algum sucesso. As leis 10639/2003, 12.711/2012 e o fato de a Educação Religiosa brasileira ter a interculturalidade como fundamento teórico e pedagógico demonstram isso. Este artigo visa, a partir de uma perspectiva exusíaca e com foco na cultura afro-brasileira, refletir e discutir a interculturalidade na educação no Brasil, especialmente no Ensino Religioso, e reforçar sua urgência como um campo que permite aberturas para uma interculturalidade libertadora.

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Publicado

2023-06-28

Como Citar

BORGES, Cristina. HACIA UNA EDUCACIÓN RELIGIOSA INTERCULTURAL. NOTAS ECHUSÍACAS. APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação, [S. l.], n. 29, p. 67–78, 2023. DOI: 10.22481/aprender.i29.12334. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/aprender/article/view/16160. Acesso em: 6 jul. 2025.