INFLUÊNCIA DA RELIGIOSIDADE NA COMPREENSÃO DE EVOLUÇÃO POR OUVINTES DA MESA-REDONDA “DESMISTIFICANDO O ENSINO DE EVOLUÇÃO”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i29.12409

Resumo

A Evolução Biológica é considerada um eixo unificador da Biologia, por estabelecer conexões entre diferentes áreas, tornando o conhecimento biológico mais coerente e inteligível. A Evolução frequentemente é considerada polêmica, com mal-entendidos historicamente difundidos que dificultam sua compreensão. Embora não seja objetivo da Evolução deslegitimar a fé, a religião foi abalada pela publicação de “A Origem das Espécies”. Com o intuito de aproximar o conhecimento evolutivo do cotidiano das pessoas, o programa de extensão “Evolução Para Todos” realiza divulgação científica abordando diferentes temáticas sob a ótica evolutiva. Durante a mesa-redonda “Desmistificando o Ensino de Evolução”, um formulário online foi preenchido voluntariamente pelos ouvintes. Foi possível investigar a influência religiosa na compreensão da teoria evolutiva na concepção de 201 participantes. A maioria deles compreende a ancestralidade comum entre humanos e chimpanzés, e considera que a religião é a principal causa de polêmica em torno da Biologia Evolutiva. Para muitos participantes, é possível conciliar crenças religiosas e Evolução, entretanto uma pequena parcela deles adotou uma postura negacionista em relação a princípios evolutivos e considerou-a incompatível com seus dogmas religiosos. Estes resultados destacam a importância da divulgação científica na desconstrução de paradigmas e na socialização do conhecimento científico para além do meio acadêmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-06-28

Como Citar

AGUILAR-ALEIXO, Luciana; SOUZA, Luiz Alberto Machado de. INFLUÊNCIA DA RELIGIOSIDADE NA COMPREENSÃO DE EVOLUÇÃO POR OUVINTES DA MESA-REDONDA “DESMISTIFICANDO O ENSINO DE EVOLUÇÃO”. APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação, [S. l.], n. 29, p. 307–320, 2023. DOI: 10.22481/aprender.i29.12409. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/aprender/article/view/16161. Acesso em: 6 jul. 2025.