QUANDO A RELIGIÃO VAI À ESCOLA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO CAMPO EDUCACIONAL BRASILEIRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i29.12335

Resumo

Este trabalho propõe analisar a presença da religião em alguns espaços públicos educacionais. Por meio da metodologia da observação participante identificamos dois momentos que se articulam entre si: a influência da Escola sem Partido ao longo dos estágios docentes do curso de Ciências Sociais Licenciatura em Campos dos Goytacazes; e a presença de movimentos missionário cristãos, originários dos EUA, que visam influenciar a juventude estudantil evangélica a uma transformação social, nacional e mundial, no espaço universitário. Tais descrições nos traz questionamentos sobre os desafios e perspectivas da formação docente nos voltando, novamente, para a discussão entre ciência, religião e política. Sendo assim, o presente trabalho nos traz muitas interrogações sobre algumas questões que perpassam a questão religiosa e são pertinentes ao debate educacional. Diante da organização e expressões de fé demarcados por discursos e ações de estudantes visamos trazer breves reflexões sobre o ensino de Sociologia no cotidiano escolar e despertar atenção para a presença de movimentos religiosos no espaço universitário.

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Publicado

2023-06-28

Como Citar

PAIVA, Andréa Lúcia da Silva de. QUANDO A RELIGIÃO VAI À ESCOLA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO CAMPO EDUCACIONAL BRASILEIRO. APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação, [S. l.], n. 29, p. 47–66, 2023. DOI: 10.22481/aprender.i29.12335. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/aprender/article/view/16170. Acesso em: 6 jul. 2025.