ADOLESCÊNCIA, ESCOLA E O TEMPO NA PANDEMIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i30.13744

Resumo

O artigo se propõe a pensar o retorno dos adolescentes às escolas após a pandemia fazendo a articulação entre conceitos psicanalíticos e a importância da escola na transição que a adolescência representa para a constituição psíquica do sujeito. A partir de uma experiência de pesquisa-extensão em uma escola com estudantes do Ensino Médio, pensamos sobre como o laço social contemporâneo impacta os modos de subjetivação e a educação, relacionando-o ao mal-estar nos estudantes adolescentes nos contextos educativos brasileiros. Além disso, a dimensão da temporalidade tanto a própria da adolescência, quanto da escola e da pandemia que lhe atravessam foram tomadas como direcionamentos sendo o artigo dividido três partes: tempo na pandemia, tempo da escola e o tempo da adolescência.

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Publicado

2023-12-29

Como Citar

BRAGA DE ANDRADE, Cláudia; COUTINHO, Luciana; MARTELLO, Andréa; ARAÚJO LEWENKOPF, Aline; BITENCOURT, Daniel. ADOLESCÊNCIA, ESCOLA E O TEMPO NA PANDEMIA. APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação, [S. l.], n. 30, p. 14–31, 2023. DOI: 10.22481/aprender.i30.13744. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/aprender/article/view/16176. Acesso em: 5 jul. 2025.