Autoestima dos estudantes de enfermagem diante do contexto pandêmico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i30.13776

Resumo

Introdução: As aulas virtuais se tornaram o principal meio de ensino das instituições educacionais diante da pandemia, e essa mudança repercutiu diretamente na autoestima dos estudantes e consequentemente nos rendimentos acadêmicos. Objetivo: avaliar a autoestima dos estudantes de enfermagem em contexto pandêmico. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, com uma abordagem quantitativa. A coleta e análise de dados se deu a partir da escala de autoestima de Rosenberg (The Rosenberg Self-Esteem) e de instrumento complementar desenvolvido pelos autores. A pesquisa foi realizada no Centro de Educação e Saúde da Universidade Federal de Campina Grande, com 155 estudantes do Curso de Bacharelado em Enfermagem. Resultados: Dentre os participantess, 60,7% apresentam valores que indicam uma autoestima diminuída de modo geral. Os números indicam que a maioria absoluta apresentava uma baixa autoestima, decorrente do período vivenciado na pandemia, com uma pontuação entre 7 e 12 no escore, o que representa 89,7% dos entrevistados. Isso mostra que o desgaste vivenciado pelos estudantes durante esse tempo é presente e notório. Conclusão: A baixa autoestima está presente entre os estudantes, como mostram os resultados obtidos através dessa pesquisa, que podem sugerir que essa autoestima diminuída seja advinda do período vivenciado pela pandemia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-12-29