Estratégias de aprendizagem: reflexões sobre o papel do corpo e a tese da mente estendida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i30.13547

Resumo

Este trabalho tem por objetivo refletir sobre a relação entre a tese da mente estendida e do papel do corpo no uso das estratégias de aprendizagem. Nas discussões, tecemos algumas possíveis interseções entre a teoria das estratégias de aprendizagem com a tese da mente estendida de Andy Clark e David Chalmers e o papel do corpo. Em um primeiro momento, apresentamos a teoria das estratégias de aprendizagem. Em seguida, fizemos uma breve exposição da teoria da mente estendida. De modo subsequente, refletimos sobre as possíveis aproximações entre o conceito de estratégias de aprendizagem e a tese da mente estendida e refletimos sobre o papel do corpo no uso de estratégias de aprendizagem. Por último, apresentamos as considerações finais como um esboço de possíveis contribuições da interseção entre as teorias e deixamos apontamentos para estudos futuros.

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Publicado

2023-12-29

Como Citar

VIEIRA MACHADO, Débora; JANUARIO LISBÔA, Thiago; EISENBERG, Zena. Estratégias de aprendizagem: reflexões sobre o papel do corpo e a tese da mente estendida. APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação, [S. l.], n. 30, p. 290–304, 2023. DOI: 10.22481/aprender.i30.13547. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/aprender/article/view/16199. Acesso em: 5 jul. 2025.