Ética intercultural latino-americana: pressupostos para a educação escolar

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DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i30.13865

Resumo

Nas últimas décadas, discussões sobre interculturalidade efetivaram-se no cenário intelectual latino-americano, relacionando os temas mais diversos a partir de diferentes interlocutores e pensadores. Muitos desses fizeram emergir a realidade latino-americana denunciando o parasitismo colonial (Manoel Bonfim), anunciando que a Nuestra America pode libertar-se da dominação Ibérica (José Marti) quando os princípios universais como a justiça, o reconhecimento do outro e a comunicação forem porta-vozes de mudanças (Raul Fornet-Betancourt; Ricardo Salas). A educação possui papel fundamental nesse processo (Catherine Walsh; Fidel Tubino). Por isso, neste artigo fruto de aulas, leituras, pesquisas e dedicação ao curso oferecido pela PUC Minas, na disciplina: Educação, Interculturalidade e Espiritualidade, temos como objetivo identificar os principais pressupostos para se pensar e desenvolver uma educação escolar, de víeis Intercultural Latino-Americana, a partir de uma metodologia qualitativa, documental e pesquisa bibliográfica desenvolvida com base em material publicado como livros, artigos periódicos e entrevistas. De que maneira este diálogo e pressupostos contribuem para a educação escolar? Nestes tempos, em que se discute novos paradigmas para educação escolar, acredita-se que a interculturalidade crítica coopera para desvelar os projetos hegemônicos.

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Publicado

2023-12-29

Como Citar

SILVA, Alexandre. Ética intercultural latino-americana: pressupostos para a educação escolar. APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação, [S. l.], n. 30, p. 339–353, 2023. DOI: 10.22481/aprender.i30.13865. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/aprender/article/view/16203. Acesso em: 5 jul. 2025.