O psicólogo escolar: da depressão à saúde mental e à cidadania da criança

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DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i30.12432

Resumo

O presente artigo se debruça sobre a temática da Psicologia e a Educação. O recorte do tema reflete a necessidade da ação da psicologia no ambiente escolar. O estudo se constitui uma breve análise quanto aos enfrentamentos à saúde mental dos estudantes na etapa da infância. De cunho qualitativo e de natureza básica, este é excerto de pesquisa bibliográfica, utilizando-se de referências que conversam com a temática abordada. Busca-se entender: De que modo o psicólogo escolar pode auxiliar as crianças que se encontram em depressão? Como identificar a depressão infantil no contexto escolar? Nesse sentido, busca-se compreender as ações do psicólogo escolar, em confronto com os problemas da depressão infantil. Do estudo foi possível perceber que: existe a depressão infantil e esta forma as lacunas nas aprendizagens das crianças; torna-se evidente a necessidade de manter o diálogo entre a escola e a família buscando sanar os efeitos da depressão infantil; a presença e a ação do psicólogo escolar, no ambiente da Educação, poderá se constituir uma medida preventiva que promova uma infância sadia e mais cidadã; o psicólogo escolar nos processos de intervenção precisa ressaltar a reflexão crítica, democrática e humanizadora dos sujeitos.

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Publicado

2023-12-29

Como Citar

CAVALHEIRO FÉLIX, Carlos Marcelo. O psicólogo escolar: da depressão à saúde mental e à cidadania da criança. APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação, [S. l.], n. 30, p. 81–100, 2023. DOI: 10.22481/aprender.i30.12432. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/aprender/article/view/16233. Acesso em: 5 jul. 2025.