Serviços e programas de saúde mental discente: acesso, informações e oferta em sites de instituições federais de ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.22481/aprender.i30.12803Resumo
Os sites institucionais das universidades são ferramentas importantes para que os estudantes acessem as informações referentes à instituição. Espera-se que as informações distribuídas nos sites sejam de fácil acesso e contemplem informações completas. Considera-se o cuidado com a saúde mental discente um assunto muito importante, mas pouco explorado e/ou investido. Esse estudo tem por objetivo problematizar e discutir sobre os serviços de saúde mental discente encontrados através das informações apresentadas nos sites institucionais das universidades e avaliar a facilidade de acesso às informações. Foram escolhidas 11 universidades federais da região sul do Brasil por amostra de conveniência, sendo uma pesquisa qualitativa onde foi utilizado o método descritivo e interpretativo com o auxílio da etnografia virtual para construção dos dados. Ao longo da pesquisa, percebeu-se uma dificuldade em encontrar informações sobre suporte à saúde mental e informações completas sobre os serviços estudados. Durante o estudo houve o questionamento sobre a necessidade de pensar a saúde mental discente além do viés biomédico centralizado em dificuldades cognitivas e/ou possíveis adoecimentos no meio acadêmico. Existe uma urgência de criar propostas de prevenção e promoção à saúde mental universitária ampliando os campos de atuação do psicólogo escolar.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.