As parcerias entre o público e o privado na educação básica e o trabalho pedagógico: uma revisão sistemática da literatura
DOI:
https://doi.org/10.22481/aprender.i32.15294Resumo
Este trabalho objetiva identificar como as produções acadêmicas sobre as parcerias entre o público e o privado na educação básica discutem a organização do trabalho pedagógico escolar, visando responder à questão: como as produções acadêmicas (dissertações e teses) sobre as parcerias entre o público e o privado na educação básica discutem a organização do trabalho pedagógico escolar? Esta é uma pesquisa qualitativa, de natureza bibliográfica. Trata-se de uma revisão sistemática de literatura que buscou produções científicas utilizando-se o software Parsifal. Foram selecionadas as produções publicadas no período de 2018 a 2023 na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Os dados foram organizados com base na técnica de análise de conteúdo de Bardin (2011). A maior parte das publicações encontradas são da região Sul do Brasil. As pesquisas analisadas comprovaram que a ascensão das ideias neoliberais revela não apenas uma questão econômica, mas uma mudança profunda na racionalidade que estrutura as relações sociais e políticas. Ressaltaram que a interseção entre o neoliberalismo e as parcerias entre o público e o privado na educação básica mostram a complexidade das influências políticas e econômicas na gestão educacional e o quanto as parcerias interferem diretamente na organização do trabalho pedagógico escolar.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.