Pensar a escola, pensar o mundo: quais os movimentos necessários para a emancipação de quem aprende e ensina?
Palavras-chave:
Educação, Crise, Mundo moderno, AutonomiaResumo
A presente proposta textual visa problematizar rumos e sentidos do acontecimento escolar. A partir da movimentação do pensamento crítico, investiga ao quê ou a quem serve o conhecimento que transita e é disseminado no formato escolar em vigor. A movimentação perpassa o seguinte caminho investigativo: primeiro refletir/detectar, em seguida intermediar, propor; Reflexão crítica a partir da crise no mundo moderno – onde se insere a escola que temos?; E para além da crise – Caminhos e descaminhos para chegarmos à escola que queremos – expressões da antropofagia do conceito na construção da autonomia dos sujeitos.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
RODRIGUES MARQUES, Bárbara Romeika. Pensar a escola, pensar o mundo: quais os movimentos necessários para a emancipação de quem aprende e ensina?. APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação, [S. l.], n. 16, 2017. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/aprender/article/view/2343. Acesso em: 4 jul. 2025.
Edição
Seção
ARTIGOS