Considerações psicanalíticas sobre o lugar do sujeito na estruturação do conhecimento

Autores

  • Julia Anacleto

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.v0i17.2998

Resumo

O artigo se insere no debate teórico acerca dos determinantes da construção do conhecimento, visto seu potencial para repensar questões relacionadas à aprendizagem. Parte-se da retomada do construtivismo piagetiano pelo seu viés estruturalista como forma de superar a polêmica entre inatismo e empirismo, porém, com limites em incluir o sujeito na estrutura. Propõe-se avançar no debate recorrendo a uma concepção de estrutura que incorpore a noção de sujeito do inconsciente, permitindo o questionamento do paradigma desenvolvimentista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-03-09

Como Citar

ANACLETO, Julia. Considerações psicanalíticas sobre o lugar do sujeito na estruturação do conhecimento. APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação, [S. l.], n. 17, 2018. DOI: 10.22481/aprender.v0i17.2998. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/aprender/article/view/2998. Acesso em: 2 jul. 2025.