Sociedade de consumo: é possível ser criativo? Reflexões sobre a relação entre criatividade e consumo à luz de D. W. Winnicott

Autores

  • Nilce da Silva
  • Patrícia Claudia da Costa
  • Marta Serra Young Picchioni

Palavras-chave:

Consumo, Criatividade, Sujeito idoso, Sociedade capitalista, Transicionalidade

Resumo

A partir de um excerto narrativo sobre uma situação de consumo,
obtido no âmbito de uma pesquisa de mestrado no ano de 2006, refletimos
sobre as possibilidades e limites do viver criativo na sociedade capitalista do
século XXI. Tomamos como base teórica a transicionalidade postulada por
Winnicott para elucidar a importância do fazer criativo na manutenção do
sentimento de estar vivo no contexto da sociedade de consumo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

DA SILVA, Nilce; DA COSTA, Patrícia Claudia; PICCHIONI, Marta Serra Young. Sociedade de consumo: é possível ser criativo? Reflexões sobre a relação entre criatividade e consumo à luz de D. W. Winnicott. APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação, [S. l.], v. 2, n. 11, 2018. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/aprender/article/view/3126. Acesso em: 6 jul. 2025.