Aproximações entre a Psicologia de Vygotsky e a Filosofia para Crianças de Lipman: questões sobre aprendizagem e desenvolvimento
Palavras-chave:
Aprendizagem e humanização, Educação para o pensar, Teoria histórico-culturalResumo
O presente artigo aborda algumas discussões sobre a aprendizagem
como necessidade humanizadora criada com motivos e interesses do indivíduo,
contribuindo para o seu desenvolvimento, tendo como referência a psicologia
histórico-cultural de Vygotsky e o pensamento de Lipman sobre a
aprendizagem escolar. Ressaltamos que a relação do sujeito cognoscente com
o objeto de conhecimento ocorre por meio de interação que é mediada por
dois elementos básicos: os instrumentos e os signos, ocorrendo
necessariamente, por meio do processo de internalização.
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Como Citar
DIAS, Carmen Lúcia; BROCANELLI, Cláudio Roberto; VESTENA, Carla Luciane Blum. Aproximações entre a Psicologia de Vygotsky e a Filosofia para Crianças de Lipman: questões sobre aprendizagem e desenvolvimento. APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação, [S. l.], v. 1, n. 8, 2018. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/aprender/article/view/3162. Acesso em: 4 jul. 2025.
Edição
Seção
ARTIGOS