CONTRIBUIÇÕES PARA UMA PEDAGOGIA E PRÁXIS PEDAGÓGICA NA PERSPECTIVA DO PARADIGMA DA COMPLEXIDADE: UM OLHAR EPISTEMOLÓGICO
Palavras-chave:
Pedagogia, Epistemologia, Paradigma, ComplexidadeResumo
Neste estudo apresentamos argumentos para a construção de uma outra racionalidade para a Pedagogia ancorada no paradigma da complexidade de Edgar Morin. A epistemologia moderna foi modelada sobre os princípios da ordem, da linearidade, da redução, e da disjunção dos conhecimentos. O paradigma da complexidade assimila e supera esse paradigma da simplificação, adotando novos princípios organizadores do conhecimento como: o dialógico, o hologramático e o anel recorrente. O desafio da Pedagogia consiste em desenvolver nos educandos competências cognitivas, lançando um olhar multidimensional sobre a realidade pela contextualização, articulação e religação dos conhecimentos.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
JOSÉ MARTINAZZO, Celso. CONTRIBUIÇÕES PARA UMA PEDAGOGIA E PRÁXIS PEDAGÓGICA NA PERSPECTIVA DO PARADIGMA DA COMPLEXIDADE: UM OLHAR EPISTEMOLÓGICO. APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação, [S. l.], n. 5, 2018. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/aprender/article/view/3180. Acesso em: 7 jul. 2025.
Edição
Seção
EDUCAÇÃO E COMPLEXIDADE: conceitos e paradigmas