PESQUISA EM EDUCAÇÃO E AS IMPLICAÇÕES ÉTICAS ESPECÍFICAS DESSE CONHECIMENTO
Palavras-chave:
Ciência da Educação, Ética e complexidade, Ética na pesquisa educacional.Resumo
A pesquisa em educação tem passado por substanciais mudanças nos últimos tempos. Dentre elas, a que mais nos tem incomodado é a que discute a postura dos pesquisadores frente aos objetos pesquisados. Sendo a educação um objeto complexo por natureza, preocupamo-nos em apresentá-la, aqui, como uma ciência da práxis educativa que, como tal, necessita de uma metodologia diferenciada para se tornar eficaz. Nesse sentido, apontamos a metodologia formativo-emancipatória como uma alternativa ética que se compromete com o campo e os sujeitos envolvidos no processo educacional pesquisado.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
ALONSO CASTRO, Eder. PESQUISA EM EDUCAÇÃO E AS IMPLICAÇÕES ÉTICAS ESPECÍFICAS DESSE CONHECIMENTO. APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação, [S. l.], n. 5, 2018. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/aprender/article/view/3185. Acesso em: 7 jul. 2025.
Edição
Seção
EDUCAÇÃO, COMPLEXIDADE E PESQUISA