INFÂNCIA, BRINCAR E MEMÓRIA DE INFÂNCIA EM WALTER BENJAMIN: CATEGORIAS DE ESTUDO PASSÍVEIS DE ASSOCIAÇÃO À FORMAÇÃO E À PRÁTICA DOCENTE LIGADAS À INFÂNCIA NO CONTEXTO CONTEMPORÂNEO

Autores

  • Claudia Ximenez Alves

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.v0i19.4494

Resumo

Propõe-se neste ensaio apresentar reflexões do pensador Walter Benjamin, buscando explicitar e refletir, especialmente a partir dos ensaios reunidos na Antologia Reflexões sobre a Criança, o Brinquedo e a Educação (2009) e Infância Berliniense por volta de 1900 (1987), sobre a memória, a infância e o brincar como categorias de estudo passíveis de associação à formação e à prática docente ligadas à infância no contexto contemporâneo. Compreende-se que os conceitos benjaminianos mostram-se fecundos para o campo da Educação, especialmente para aqueles que investigam a infância, tornando possível a construção de novas percepções e concepções sobre suas relações com o brincar.

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Publicado

2018-12-11

Como Citar

XIMENEZ ALVES, Claudia. INFÂNCIA, BRINCAR E MEMÓRIA DE INFÂNCIA EM WALTER BENJAMIN: CATEGORIAS DE ESTUDO PASSÍVEIS DE ASSOCIAÇÃO À FORMAÇÃO E À PRÁTICA DOCENTE LIGADAS À INFÂNCIA NO CONTEXTO CONTEMPORÂNEO. APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação, [S. l.], n. 19, 2018. DOI: 10.22481/aprender.v0i19.4494. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/aprender/article/view/4494. Acesso em: 6 jul. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS