Infância em Walter Benjamin: descaminho do pensar

Autores

  • Maria do Carmo Morales Pinheiro

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.v0i19.4495

Resumo

Este ensaio problematiza certas características da infância que, histórica e filosoficamente, a colocam numa posição de menor prestígio por tratar-se de um lugar-tempo de confusão, erro e fragilidade, com o objetivo de reafirmar tal posição como potência de um outro modo de sentir e pensar o mundo e seus fenômenos sociais. Para isso, encontro em Walter Benjamin, que aborda a infância como signo de descontinuidade e de luta contra a morte a partir da instauração da experiência e da linguagem, um campo fértil para pensá-la como um desmétodo, ou, descaminho do pensar.

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Publicado

2018-12-11

Como Citar

DO CARMO MORALES PINHEIRO, Maria. Infância em Walter Benjamin: descaminho do pensar. APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação, [S. l.], n. 19, 2018. DOI: 10.22481/aprender.v0i19.4495. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/aprender/article/view/4495. Acesso em: 6 jul. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS