Contribuições do estudo de aquisição da linguagem: teoria linguística, prática clínica e intervenção pedagógica (Contributions of the language acquisition study: linguistic theory, clinical practice and pedagogical intervention)
DOI:
https://doi.org/10.22481/el.v22.9445Abstract
Nesta revisão da literatura, discutimos as contribuições que estudos de aquisição da linguagem apresentam para além de seus objetivos primários relacionados à descrição do processo de incorporação do idioma pelas crianças. Apresentamos duas grandes contribuições, uma para a teoria linguística e outra para intervenções clínicas e pedagógicas. Quanto à primeira, discorremos sobre a contribuição de estudos de aquisição de L1 na descrição da categorização dos sons nas línguas, na validação de princípios da gramática universal, na verificação da hierarquia sintática de categorias funcionais na representação mental, na formulação de hipóteses sobre a perda linguística e no entendimento do processo de mudança linguística. Quanto à segunda, discorremos sobre como estudos de aquisição podem colaborar na diferenciação da aquisição típica e atípica, bem como diferenciar tipos de patologias linguísticas, como atraso na linguagem e desvio fonológico, além de discutir sobre a colaboração no entendimento das dificuldades dos indivíduos em processo de alfabetização.
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