O uso dos IAPs em sessões de musicoterapia com crianças gêmeas: linguagem e identidade (The use of IAPs in music therapy sessions with twins: language and identity)
DOI:
https://doi.org/10.22481/el.v21i1.13385Resumo
Este estudo se baseia na perspectiva da Complexidade (THELEN; SMITH, 1994; MORIN; 2000; 2003) ao apresentar um diálogo entre as áreas de Psicolinguística e Musicoterapia ao analisar sessões com crianças gêmeas. Partindo dos estudos de Bruscia (2000), foram exploradas e comparadas as diferentes experiências musicais – improvisação, re-criação, composição e audição – como também a análise da identidade musical via aplicação dos IAPS (Improvisation Assessment Profiles) do mesmo autor. Foram analisados itens musicais, extramusicais e as interfaces da relação estabelecida durante as sessões. Apesar dos estudos linguísticos mostrarem não haver discrepância no desenvolvimento das duas crianças (BAIA; MATOS; AGUIAR, 2018), Bg e Mg são duas crianças musicalmente diferentes na personalidade. Isso corrobora os estudos de a respeito da capacidade da criança não só de se individuar, formando uma imagem total de si (FORDHAM, 1994), mas também sobre o desejo de se diferenciar de seu cogêmeo (MÄÄTTÄ et al, 2018).
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Estudos da Língua(gem)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam em Estudos da Língua(gem) concordam com os seguintes termos:
Estudos da Língua(gem) mantém os direitos autorais das contribuições publicadas e disponibiliza seu conteúdo gratuitamente por meio do portal. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, com reconhecimento de autoria e créditos de publicação inicial nesta revista, indicando endereço online.