Do treinamento de habilidades ao ser-com-o-outro-na-música: duas formas de abordar o desenvolvimento de processos comunicativos com crianças e adolescentes autistas em Musicoterapia (From skills development to being-with-the-other-in-music: two approach..
DOI:
https://doi.org/10.22481/el.v21i1.13387Abstract
Este artigo aborda duas formas de conceber e trabalhar com a experiência musical na Musicoterapia com crianças e adolescentes autistas. A partir de duas vinhetas clínicas, são apresentadas reflexões sobre como a experiência musical compartilhada pode ser mediada ou conduzida para alcançar o desenvolvimento de processos comunicacionais com pessoas autistas. Alguns conceitos da Musicoterapia, em especial da Musicoterapia Comunitária, das Neurociências, da Gestalt-terapia, dos Estudos da Deficiência e da Biologia do Conhecer são utilizados como fundamentos para o estabelecimento de um mosaico teórico que possibilita compreender o contexto e as situações clínicas, desvelando percursos clínicos possíveis nos atendimentos musicoterapêuticos.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Language Studies

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Estudos da Língua(gem) is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish in the journal Estudos da Língua (gem) agree with the following terms:
The journal Estudos de Língua(gem) maintains the copyrights of the contributions published. These rights include the publication of the contribution and make its content available for free through the portal.