A ancestralidade na poética de Ivanildes Moura
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v15i1.12692Palavras-chave:
Ancestralidade, Literatura feminina, Literatura infantil, RepresentaçãoResumo
Historicamente, a literatura brasileira se debruçou, majoritariamente, nas obras consideradas clássicas, o que compõe o chamado cânone literário. Estruturas de poder dentro da sociedade patriarcal determinam quais obras são consideradas clássicas, baseando-se em critérios sexistas e racistas. Isso frequentemente marginaliza outras obras que não se encaixam nos moldes de autoridade estabelecidos. Ao traçar o caminho distinto, este artigo pretende trazer à tona a escrita negra, feminina e engajada através da narrativa Azire, a princesinha de Aruanda (2014), da escritora jequieense Ivanildes Moura, a fim de contribuir na construção de perspectiva decolonial acerca da representação negra nos livros infantis, com base nas temáticas recorrentes do livro da autora em questão. Através da literatura infantil Moura incorpora na sua obra elementos da ancestralidade africana, empoderamento feminino e autoestima negra, construindo, então, uma contranarrativa acerca da realidade desses sujeitos. Refletir acerca da memória ancestral e a construção da identidade de um povo é um processo necessário para a percepção de existência de outros caminhos e possibilidades para recontar a história. Azire, a princesinha de Aruanda, e Ivanildes Moura convidam os leitores a refletir e a construir uma visão que tenha como objetivo a emancipação e o empoderamento do povo negro, especialmente das crianças. Agência de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Débora Oyayomi. Literatura infantil e ancestralidade africana: o que nos contam as crianças?. Momento: diálogos em educação, E-ISSN 2316- 3100, v. 28, n. 1, p. 109-126, jan./abr., 2019.
BEAUVOIR, Simone de. O segundo sexo: fatos e mitos. 4 ed. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1970.
CUTI. Literatura negro-brasileira. São Paulo: Selo Negro Edições, 2010.
DALCASTAGNÈ, Regina. Literatura Brasileira Contemporânea – Um Território Contestado. São Paulo: Editora Horizonte, 2014.
DEBUS, E.S.D. A literatura infantil contemporânea e a temática étnico-racial: mapeando a produção. Anais do 16º Congresso de Leitura do Brasil - Seminário de Literatura Infantil e Juvenil, 2007.
EVARISTO, Conceição. Fêmea fênix. In: Maria Mulher – Informativo, ano 2, n. 13, 25 jul. 2005.
_____. Becos da Memória. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2006.
HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013.
LEIRO, Lúcia. Literatura infantojuvenil e ancestralidade. São Cristóvão: GELIC, Volume 05, 2014.
MOURA, Ivanildes. Azire, a princesinha de Aruanda. Salvador: Cultura Editorial, 2014.
PRANDI, Reginaldo. Mitologia dos Orixás. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
PERROT, Michelli. Minha história das mulheres.-1.ed.,1ª reimpressão. São Paulo: Contexto, (2008).
QUEIROZ, Fernanda Roberta Rodrigues; BUZAN, Thales Nascimento. Os caminhos da literatura infantil escrita por mulheres. Juiz de Fora: Ipotesi, 2019.
RIBEIRO, Ronilda Iyakemi. Alma Africana No Brasil – os iorubás. São Paulo: Editora Oduduwa, 1996.
SCHMIDT, Aline Van Der. Entre, coelhos, tranças e guerras: dilemas contemporâneos na literatura infantil de Angola de Ondjaki. Dissertação
(Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2014.
ZILBERMAM, Regina. A Literatura Infantil na Escola. São Paulo: Global, 1981.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 fólio - Revista de Letras

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.