AFROFUTURISM AND BLACK UTOPIA IN BRAZILIAN (POST)MODERNITY
ALINE FRANÇA, ANA PAULA MAIA, AND ELISA LUCINDA
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v14i2.12260Palavras-chave:
Afrofuturismo, Aline França, Ana Paula Maia, Elisa LucindaResumo
As realidades desencantadoras da vida negra no Brasil muitas vezes obrigam escritores como Aline França, Ana Paula Maia e Elisa Lucinda, entre outros, a optar pelo realismo mágico radical como estratégia de enfrentamento. Ancorado no poder criativo da criação de mitos culturais inovadores, cada escritor cria prota-gonistas que são em parte humanos, em parte bestiais e em parte divinos para evocar suas qualidades anti-heroicas como características essenciais para sua transcendência. Além disso, os protagonistas heroicos desses escritores são dotados de poderes sobrenaturais que dão credibilidade à sua proveniência ritual do labirinto do mito e da história para ensinar a moral eterna. Através das lentes convincentes desses trechos superficiais de realidades existenciais, argumento que as três escritoras afro-brasileiras analisadas neste trabalho têm um acorde comum com absurdos estranhos da condição humana, enquanto suas obras buscam transcender esse estranha-mento da condição alienadora através do escapismo criativo.
Downloads
Referências
AFOLABI, Niyi. Afro-Brazilians: Cultural Production in a Racial Democracy. New York: Univer-sity of Rochester Press, 2009.
ANDERSON, Mark and BORA, Zélia M. Ed. Ecological Crisis and Cultural Representation in-Latin America: Ecocritical Perspectives on Art, Film, and Literature. Lanham, MD: Lexington Bo-oks, 2016.
ARAÚJO, Flávia Santos de. “Beyond the Flesh: Contemporary Representations of the Black Female Body in Afro-Brazilian Literature.” Meridians: Feminism, Race, Transtionalism 14.1 (2016): 148-176.
ARAÚJO, Flávia Santos de. “Rosana Paulino and the Art of Refazimento: Rconfigurations of the Black Female Body in the Land of Racial Democracy.” Brasiliana: Journal for Brazilian Studies 8.1-2 (2019): 63-90.
AUGEL, Moema Parente. “’E Agora Falamos Nós’: Literatura Feminina Afro-Brasileira.” Ed. Niyi Afolabi. A Mente Afro-Brasileira: Crítica Literária e Cultural Afro-Brasileira Contemporâ-nea. New Jersey: Africa World Press, 2007. 21-45.
AUGEL, Moema Parente. “Aline França.” Ed. Eduardo de Assis Duarte. Literatura e Afro-descedência no Brasil: Antologia Crítica. Vol. 2. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011. 327-339.
BEAUVOIR, Simone de. The Ethics of Ambiguity. New York: Open Road, 2018.
BURKE, Edmund. A Philosophical Enquiry into the Origins if Our Ideas of the Sublime and the Be-autiful. Swithorn: Amados Books, 2018.
COLLIER, Rhonda. “Quem é Elisa Lucinda? Brazil’s Pop Culture Poet.” Obsidian: Literatu-res in the African Diaspora 13.1 (2012): 76-96.
FRANÇA, Aline. A Mulher de Aleduma. Salvador: Editora Ianamá, 1981.
FRANÇA, Aline. Negão Dony. Salvador: Editora Arco-Íris, 1978.
FRANÇA, Aline. Os Estandartes. Salvador: Editora BDA-Bahia, 1995.
FRANÇA JÚNIOR, J.L. “Poetic Role Reversal in Elisa Lucinda’s ‘Pau de Aurora.’ SocioPoé-tica 1.12 (2014): 4-18.
GINWAY, M. Elizabeth. Brazilian Science Fiction: Cultural Myths and Nationhood in the Land of the Future. Lewisburg: Bucknell University Press, 2004.
GINWAY, M. Elizabeth. Cyborgs, Sexuality, and the Undead: The Body in Mexican and Brazilian Speculative Fictions. Nashville: Vanderbilt University Press, 2020.
HIPOLITO, Leila. As Alegres Comadres. Rio de Janeiro: Imagem Filmes/Cinema Nacional, 2000. DVD.
JONES, Esther L. “African-Brazilian Science Fiction: Aline França’s A Mulher de Aleduma.” Obsidian: Literature in the African Diaspora 15.1 (2012): 13-36.
LAVENDER III, Isiah. Afrofuturism Rising: The Literary Prehistory of a Movement. Columbus: Ohio State University Press, 2019.
LEHNEN, Leila. “Ecocriticsm in Brazil: The Wastelands of Ana Paula Maia’s Fictions.” Romance Quarterly 67.1 (2020): 22-35.
LIMA, Diego Henrique de. O Anti-Herói e a Saga dos Brutos. Deutschland: Verlag, 2015.
LUCINDA, Elisa. O Semelhante. Rio de Janeiro: Record, 1998.
LUCINDA, Elisa. Eu Te Amo e Suas Estréias. Rio de Janeiro: Record, 2000.
LUCINDA, Elisa. Contos de Vista. São Paulo: Global, 2004.
LUCINDA, Elisa. A Fúria da Beleza. Rio de Janeiro: Record, 2009.
LUCINDA, Elisa. Fernando Pessoa: O Cavaleiro de Nada. Rio de Janeiro: Record, 2015.
LUCINDA, Elisa. Vozes Guardadas. Rio de Janeiro: Record, 2016.
LUCINDA, Elisa. Livro do Avesso: O Pensamento de Edite. Rio de Janeiro: Malê, 2021.
MAIA, Ana Paula. O Habitante das Falhas Subterrâneas. Rio de Janeiro: Viveiros de
Castro Editora, 2003.
MAIA, Ana Paula. A Guerra dos Bastardos. Rio de Janeiro: Língua Geral, 2007.
MAIA, Ana Paula. De Gados e Homens. Rio de Janeiro: Record, 2013.
MAIA, Ana Paula. Saga of Brutes [Entre Ninhas de Cachorros e Porcos Abatidos and Carvão Ani-mal]. Trans. Alexandra Joy Forman. Victoria, TX: Dalkey Archive Press, 2016.
MAIA, Ana Paula: Enterre Seus Mortos. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.
MAIA, Ana Paula. Assim na Terra como Embaixo da Terra. Rio de Janeiro: Record, 2020.
NIBERT, David A. Animal Oppression & Human Violence: Domesecration, Capitalism,
and Global Conflict. New York: Columbia University Press, 2013.
NIXON, Rob. Slow Violence and the Environmentalism of the Poor. Cambridge, MA: Harvard University Press, 2011.
OJO-ADE, Femi. Being Black, Being Human. New Jersey: Africa World Press, 2007.
PARRIS, Larose T. Being Apart: Theoretical and Existential Resistance in Africana Literature. Charlottesville: University of Virginia Press, 2015.
SADLIER, Darlene J. An Introduction to Pessoa: Modernism and the Paradoxes of Authorship. Gai-nesville: University Press of Florida, 1998.
SANTIAGO, Ana Rita. Vozes Literárias de Escritoras Negras. Cruz das Almas-Bahia: Editora UFRB, 2012.
SARTRE, Jean-Paul. Existentialism is a Humanism. New Haven: Yale University Press, 2007.
VIANA, Silvia. Rituais de Sofrimento. São Paulo: Editora Boitempo, 2013.
ZAMALIN, Alex. Black Utopia: The History of an Idea from Black Nationalism to Afrofuturism. New York: Columbia University Press, 2019.
ZENITH, Richard. Pessoa: A Biography. New York: Liveright Publishing, 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 fólio - Revista de Letras

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.