PERSPECTIVAS DE ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR SOBRE EMI EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO SUL DO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v14i2.11298

Palavras-chave:

Educação Brasileira, Inglês como Meio de Instrução, Ensino de Língua Inglesa, Ensino Superior, Internacionalização em Casa

Resumo

Este trabalho visa investigar visões de alunos brasileiros sobre o Inglês como Meio de Instrução (EMI) a partir de um período pré-implementação, a fim de que seu interesse, suas necessidades linguísticas e pedagógicas, preocupações e sugestões possam ser identificadas. Por meio de um questionário online, identifi-camos um interesse expressivo em EMI, associado a preocupações sobre suporte linguístico e a preferência por regulação flexível, considerando os interesses e necessidades de cada área e departamento. A maioria compre-ende o EMI como uma oportunidade para se preparar para mobilidade ou de compensar essa experiência para aqueles que não têm a possibilidade de investir nela. Os resultados contribuem com a avaliação da viabilidade do EMI e de uma política linguística informada do suporte linguístico requerido, da formação profissional e regulação de oferta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Salinet Rodrigues, Universidade Federal de Santa Maria

Mestrando em Letras (Estudos da Linguagem) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Juliana Michelon Ribeiro, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Graciela Rabuske Hendges, Universidade Federal de Santa Maria

Professora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutora em Linguística Aplicada e Inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina, com ano sanduíche em 2006 na University of New South Wales, Sydney, Austrália.

Referências

ABREU-E-LIMA, D. M. de; MORAES FILHO, W. B.. O programa Idiomas sem Frontei-ras. In: SARMENTO, S.; ABREU-E-LIMA, D. M. de; MORAES FILHO, W. B. (Org.), Do Inglês sem Fronteiras ao Idiomas sem Fronteiras: a construção de uma política linguística para a inter-nacionalização. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2016. P. 293-308.

BAUMVOL, L. K. O uso do inglês como meio de instrução no contexto do ensino supe-rior brasileiro: percepções de docentes. Proceedings of the IX Colóquio de Linguística, Literatura e Escrita Criativa, 2016, p. 362-370.

BAUMVOL, L. K.; SARMENTO, S.. Internationalization at Home and the use of English as a Medium of Instruction / Internacionalização em Casa e o uso de Inglês como meio de Instrução. In: BECK, M. S.; MORITZ, M. E.; MARTINS, M. L. M.; HEBERLE, V. (Orgs.), Echoes. Florianópolis: EdUFSC, 2016. P. 65-82. BEELEN, J.; JONES, E. Redefining Internationalization at Home. In: CURAJ, A.; MA-TEI, L.; PRICOPIE, R.; SALMI, J.; SCOTT, P. (Org.), The European Higher Education Area: Between Critical Reflections and Future Policies. Cham: Springer, 2015. P. 59-72. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-20877-0_5 Ciência sem Fronteiras. (n.d.). Metas. Available on: <http://cienciasemfron-teiras.gov.br/web/csf/metas>. Accessed 24 November 2019a. Ciência sem Fronteiras. (n.d.). Graduação. Available on: <http://www.cienciasemfron-teiras.gov.br/web/csf/graduacao>. Accessed 24 November 2019b.

CORRALES, K. A.; PABA REY, L. A.; SANTIAGO ESCAMILLA, N.. Is EMI Enough? Perceptions from University Professors and Students. Latin American Journal of Content and Language Integrated Learning, v. 9, n. 2, p. 318-344, 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.5294/la-clil.2016.9.2.4

DAFOUZ, E.; SMIT, U. Towards a Dynamic Conceptual Framework for English-Medium Education in Multilingual University Settings. Applied Linguistics, v. 37, n. 3, p. 397-415, 2016. DOI: https://doi.org/10.1093/applin/amu034.

DEARDEN, J. English as a medium of instruction - a growing global phenomenon. London: British Council, 2015.

DÖRNYEI, Z.. Questionnaires in Second Language Research: Construction, Administration, and Pro-cessing. Mahwah: Lawrence Erlbaum, 2003.

GIMENEZ, T. N.; SARMENTO, S.; ARCHANJO, R.; ZICMAN, R.; FINARDI, K. R. Guide to English as a Medium of Instruction in Brazilian higher education institutions 2018-2019. [S.l.]: British Council/FAUBAI, 2018. GUIMARÃES, F. F.; FINARDI, K. R.; CASOTTI, J. B. C.. Internationalization and Lan-guage Policies in Brazil: What is the Relationship? Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 19, n. 2, p. 295-327, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1984-6398201913553

MACARO, E.; CURLE, S.; PUN, J.; AN, J.; DEARDEN, J.. A systematic review of Eng-lish medium instruction in higher education. Language Teaching, v. 51, n. 1, p. 36-76, 2018. DOI: https://doi.org/10.1017/S0261444817000350 MARTINEZ, R... English as Medium of Instruction (EMI) in Brazilian Higher Education: Challenges and Opportunities. In: FINARDI, K. R. (Org.), English in Brazil: Views, policies and programs. Londrina: EDUEL, 2016. P. 191-228. MOITA LOPES, L. P. da. Oficina de Lingüística Aplicada. Rio de Janeiro: Mercado das Le-tras, 1996. P. 37-62

MORELL, T.; ALESON-CARBONELL, M.; BELL, D. B.; ESCABIAS LLORET, P.,; PALAZÓN SPECKENS, M.; MARTÍNEZ-ESPINOSA, R. M.. English as the medium of instruction: a response to internationalization. Proceedings of the XII Jornadas de Redes de Investi-gación en Docencia Universitaria/Jornades de Xarves D’Investigació em Docència Universitària, 2014, p. 2608-2631. Available on: <http://rua.ua.es/dspace/handle/10045/42431>. Accessed 10 September 2018.

MORGADO, M.; COELHO, M.. CLIL vs English as the medium of instruction: The Por-tuguese Higher Education Polytechnic context. Egitania Sciencia, v. 12, n. 7, p. 123-145, 2013.

SAHAN, K.; MIKOLAJEWSKA, A.; ROSE, H.; MACARO, E.; SEARLE, M.; AIZAWA, I.; ZHOU, S.; VEITCH, A. Global mapping of English as a medium of instruction in higher educa-tion: 2020 and beyond. London: British Council, 2020.

SARMENTO, S.; ABREU-E-LIMA, D. M. de; MORAES FILHO, W. B.. Apresentação. In: SARMENTO, S.; ABREU-E-LIMA, D. M. de; MORAES FILHO, W. B. (Org.), Do In-glês sem Fronteiras ao Idiomas sem Fronteiras: a construção de uma política linguística para a internacio-nalização. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2016. p. 11-18.

SCHMIDT-UNTERBERGER, B. The English-medium paradigm: a conceptualisation of English-medium teaching in higher education. International Journal of Bilingual Education and Bilingualism, v. 21, n. 5, p. 527-539, 2018. DOI: https://doi.org/10.1080/13670050.2018.1491949

SWALES, J. M. English as a Tyrannosaurus rex. World Englishes, v. 16, n. 3, p. 373-382, 1997. DOI: https://doi.org/10.1111/1467-971X.00071

THE EUROPEAN HIGHER EDUCATION AREA. The Bologna Declaration of 19 June 1999. 1999. Available on: <http://www.magna-charta.org/resources/files/BOLO-GNA_DECLARATION.pdf>. Accessed 02 July 2019.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. Plano de desenvolvimento Institucional 2016-2026. Santa Maria: Gabinete do Reitor/UFSM, 2016. Available on: <http://pdi.ufsm.br/images/DocPDI/00-DocumentoPDI-TextoBaseCONSU.pdf>. Ac-cessed 11 September 2018.

Downloads

Publicado

2023-05-05

Edição

Seção

NASCENTES