PERSPECTIVAS DE ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR SOBRE EMI EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO SUL DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v14i2.11298Palavras-chave:
Educação Brasileira, Inglês como Meio de Instrução, Ensino de Língua Inglesa, Ensino Superior, Internacionalização em CasaResumo
Este trabalho visa investigar visões de alunos brasileiros sobre o Inglês como Meio de Instrução (EMI) a partir de um período pré-implementação, a fim de que seu interesse, suas necessidades linguísticas e pedagógicas, preocupações e sugestões possam ser identificadas. Por meio de um questionário online, identifi-camos um interesse expressivo em EMI, associado a preocupações sobre suporte linguístico e a preferência por regulação flexível, considerando os interesses e necessidades de cada área e departamento. A maioria compre-ende o EMI como uma oportunidade para se preparar para mobilidade ou de compensar essa experiência para aqueles que não têm a possibilidade de investir nela. Os resultados contribuem com a avaliação da viabilidade do EMI e de uma política linguística informada do suporte linguístico requerido, da formação profissional e regulação de oferta.
Downloads
Referências
ABREU-E-LIMA, D. M. de; MORAES FILHO, W. B.. O programa Idiomas sem Frontei-ras. In: SARMENTO, S.; ABREU-E-LIMA, D. M. de; MORAES FILHO, W. B. (Org.), Do Inglês sem Fronteiras ao Idiomas sem Fronteiras: a construção de uma política linguística para a inter-nacionalização. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2016. P. 293-308.
BAUMVOL, L. K. O uso do inglês como meio de instrução no contexto do ensino supe-rior brasileiro: percepções de docentes. Proceedings of the IX Colóquio de Linguística, Literatura e Escrita Criativa, 2016, p. 362-370.
BAUMVOL, L. K.; SARMENTO, S.. Internationalization at Home and the use of English as a Medium of Instruction / Internacionalização em Casa e o uso de Inglês como meio de Instrução. In: BECK, M. S.; MORITZ, M. E.; MARTINS, M. L. M.; HEBERLE, V. (Orgs.), Echoes. Florianópolis: EdUFSC, 2016. P. 65-82. BEELEN, J.; JONES, E. Redefining Internationalization at Home. In: CURAJ, A.; MA-TEI, L.; PRICOPIE, R.; SALMI, J.; SCOTT, P. (Org.), The European Higher Education Area: Between Critical Reflections and Future Policies. Cham: Springer, 2015. P. 59-72. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-20877-0_5 Ciência sem Fronteiras. (n.d.). Metas. Available on: <http://cienciasemfron-teiras.gov.br/web/csf/metas>. Accessed 24 November 2019a. Ciência sem Fronteiras. (n.d.). Graduação. Available on: <http://www.cienciasemfron-teiras.gov.br/web/csf/graduacao>. Accessed 24 November 2019b.
CORRALES, K. A.; PABA REY, L. A.; SANTIAGO ESCAMILLA, N.. Is EMI Enough? Perceptions from University Professors and Students. Latin American Journal of Content and Language Integrated Learning, v. 9, n. 2, p. 318-344, 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.5294/la-clil.2016.9.2.4
DAFOUZ, E.; SMIT, U. Towards a Dynamic Conceptual Framework for English-Medium Education in Multilingual University Settings. Applied Linguistics, v. 37, n. 3, p. 397-415, 2016. DOI: https://doi.org/10.1093/applin/amu034.
DEARDEN, J. English as a medium of instruction - a growing global phenomenon. London: British Council, 2015.
DÖRNYEI, Z.. Questionnaires in Second Language Research: Construction, Administration, and Pro-cessing. Mahwah: Lawrence Erlbaum, 2003.
GIMENEZ, T. N.; SARMENTO, S.; ARCHANJO, R.; ZICMAN, R.; FINARDI, K. R. Guide to English as a Medium of Instruction in Brazilian higher education institutions 2018-2019. [S.l.]: British Council/FAUBAI, 2018. GUIMARÃES, F. F.; FINARDI, K. R.; CASOTTI, J. B. C.. Internationalization and Lan-guage Policies in Brazil: What is the Relationship? Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 19, n. 2, p. 295-327, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1984-6398201913553
MACARO, E.; CURLE, S.; PUN, J.; AN, J.; DEARDEN, J.. A systematic review of Eng-lish medium instruction in higher education. Language Teaching, v. 51, n. 1, p. 36-76, 2018. DOI: https://doi.org/10.1017/S0261444817000350 MARTINEZ, R... English as Medium of Instruction (EMI) in Brazilian Higher Education: Challenges and Opportunities. In: FINARDI, K. R. (Org.), English in Brazil: Views, policies and programs. Londrina: EDUEL, 2016. P. 191-228. MOITA LOPES, L. P. da. Oficina de Lingüística Aplicada. Rio de Janeiro: Mercado das Le-tras, 1996. P. 37-62
MORELL, T.; ALESON-CARBONELL, M.; BELL, D. B.; ESCABIAS LLORET, P.,; PALAZÓN SPECKENS, M.; MARTÍNEZ-ESPINOSA, R. M.. English as the medium of instruction: a response to internationalization. Proceedings of the XII Jornadas de Redes de Investi-gación en Docencia Universitaria/Jornades de Xarves D’Investigació em Docència Universitària, 2014, p. 2608-2631. Available on: <http://rua.ua.es/dspace/handle/10045/42431>. Accessed 10 September 2018.
MORGADO, M.; COELHO, M.. CLIL vs English as the medium of instruction: The Por-tuguese Higher Education Polytechnic context. Egitania Sciencia, v. 12, n. 7, p. 123-145, 2013.
SAHAN, K.; MIKOLAJEWSKA, A.; ROSE, H.; MACARO, E.; SEARLE, M.; AIZAWA, I.; ZHOU, S.; VEITCH, A. Global mapping of English as a medium of instruction in higher educa-tion: 2020 and beyond. London: British Council, 2020.
SARMENTO, S.; ABREU-E-LIMA, D. M. de; MORAES FILHO, W. B.. Apresentação. In: SARMENTO, S.; ABREU-E-LIMA, D. M. de; MORAES FILHO, W. B. (Org.), Do In-glês sem Fronteiras ao Idiomas sem Fronteiras: a construção de uma política linguística para a internacio-nalização. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2016. p. 11-18.
SCHMIDT-UNTERBERGER, B. The English-medium paradigm: a conceptualisation of English-medium teaching in higher education. International Journal of Bilingual Education and Bilingualism, v. 21, n. 5, p. 527-539, 2018. DOI: https://doi.org/10.1080/13670050.2018.1491949
SWALES, J. M. English as a Tyrannosaurus rex. World Englishes, v. 16, n. 3, p. 373-382, 1997. DOI: https://doi.org/10.1111/1467-971X.00071
THE EUROPEAN HIGHER EDUCATION AREA. The Bologna Declaration of 19 June 1999. 1999. Available on: <http://www.magna-charta.org/resources/files/BOLO-GNA_DECLARATION.pdf>. Accessed 02 July 2019.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. Plano de desenvolvimento Institucional 2016-2026. Santa Maria: Gabinete do Reitor/UFSM, 2016. Available on: <http://pdi.ufsm.br/images/DocPDI/00-DocumentoPDI-TextoBaseCONSU.pdf>. Ac-cessed 11 September 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 fólio - Revista de Letras

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.