O JEJUM NACIONAL

UMA ANÁLISE DISCURSIVA SOBRE OS EFEITOS DE SENTIDO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v14i2.10912

Palavras-chave:

Discurso, Jejum nacional, Propaganda

Resumo

Este artigo segue os princípios teórico-metodológicos da Análise do Discurso Materialista (ADM), a fim de analisar a propaganda sobre o jejum nacional, que foi disseminado na mídia brasileira por lideranças evangélicas com o aval do então presidente da República Jair Messias Bolsonaro. Considerando o discurso midiático como um mecanismo de grande influência social que produz diversos efeitos de sentido, a análise que se propõe objetiva compreender os efeitos de sentido produzidos na proposta do jejum nacional. Assim, apoiamos as discussões em Barbosa Silva (2017, 2021), Florêncio et al. (2009), Maldidier (2014), Orlandi (2011, 2012, 2015), Pêcheux (2014, 2015), entre outros. Os sentidos presentes na propaganda do jejum nacional apontam para não apenas informar a necessidade de um rito religioso, mas também apresentam uma posição ideológica dentro das relações de classes, principalmente, em favor de interesses econômicos.

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Biografia do Autor

Samuel Barbosa Silva, Universidade de Pernambuco

Doutor em Linguística pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Professor do NEAD na Universidade de Pernambuco (UPE).

Max Silva da Rocha, Universidade Estadual de Alagoas

Doutorando em Linguística pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Docente colaborar do curso de Le-tras/Português da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL/Palmeira dos Índios).

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Publicado

2023-05-05

Edição

Seção

VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados