Andragogical Education in Mozambique from the perspective of phenomenological Geography

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/rg.v7.e2023.e12342

Palavras-chave:

Geografia, fenomenologia, educação, andragogia

Resumo

A experiência de fazer parte de uma equipe multidisciplinar em expedição a Moçambique para treinamento de um grupo operacional de uma multinacional permitiu vivenciar os conhecimentos práticos relativos à percepção de risco nas suas atividades laborais. A metodologia adotada partiu da ciência educacional andragógica, cujos pilares são: necessidade, autoconceito e experiência anterior do aprendiz; prontidão e motivação para aprender. Pela perspectiva fenomenológica em Geografia, observou-se o fenômeno durante a rotina de trabalho do grupo, buscando a compreensão dos sujeitos sobre si e sua relação com os riscos eminentes. A abordagem metodológica adotada permitiu cultivar vivências preventivas no ambiente de trabalho e ainda contribuiu para a redução de acidentes e o aumento da segurança no ambiente laboral. Palavras-chave: Geografia; Fenomenologia; Educação; Andragogia.

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Publicado

2023-05-07

Como Citar

SILVA, Marco Antonio; SILVA, Gilcileide Rodrigues da. Andragogical Education in Mozambique from the perspective of phenomenological Geography. Geopauta, [S. l.], v. 7, 2023. DOI: 10.22481/rg.v7.e2023.e12342. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/geo/article/view/15649. Acesso em: 30 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigos