Políticas públicas para fortalecer a educação superior na Cidade do México: experiências docentes no modelo educacional do Instituto de Estudos Superiores Rosario Castellanos

Autores

  • Adriana Salas Stevanato Instituto de Estudios Superiores Rosario Castellanos
  • Daniela Sosa Peredo Instituto de Estudios Superiores Rosario Castellanos
  • Roberto Badillo Hernández Hernández Instituto de Estudios Superiores Rosario Castellanos

DOI:

https://doi.org/10.22481/rg.v7.e2023.e10344

Palavras-chave:

Políticas públicas, modelo educativo, hibridualidad y Ciudad de México

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar os principais aspectos que levaram à criação do Instituto de
Estudos Superiores Rosario Castellanos (IESRC) com base na recente política pública promovida
em matéria educacional na Cidade do México (CDMX) em maio de 2019. O artigo também
comunica a experiência docente em um modelo educacional que modifica estratégias de ensino
para levar o aluno a se formar com um perfil baseado na interdisciplinaridade que permite um
trabalho ativo, produtivo e assertivo em diversos problemas sociais. Neste modelo, o aluno é o
eixo e o centro. Por fim, são apresentadas algumas características do modelo educacional baseado
no uso de tecnologias e ferramentas digitais que hoje devem apoiar a educação no quadro dos
novos desafios que a aprendizagem em ambientes híbridos exige.

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Publicado

2023-10-23

Edição

Seção

Artigos