História da Geografia escolar e seus manuais: considerações a partir da Reforma Francisco Campos (1931-32)
DOI:
https://doi.org/10.22481/rg.v5i4.e2021.e9657Keywords:
Francisco Campos reform, School Geography, School culture, TextbooksAbstract
This article aims to contextualize and discuss the historical and social frameworks that involved the constitution of the school subject of Geography at the secondary education in its school textbooks in the Francisco Campos Reform (1931-32). We carry out a bibliographical and documentary research and base ourselves on the indiciary paradigm. We consider from the bibliography and the evidence that the Geography subject was characterized by a "conservative modernization" in which, despite expanding its space in the curriculum and seeking to renew its teaching, it functioned as a nationalist ideological apparatus of State and its presuppositions renovators had few practical advances, configuring a book culture.
Downloads
References
AZEVEDO, Aroldo de. Geografia Secundária – 2ª série. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1936.
BRASIL, Ministério da Educação e Saúde Pública; Governo Provisório da República dos Estados Unidos do Brasil. DECRETO N. 21.241: Consolida as disposições sobre a organização do ensino secundário e dá outras providências, Rio de Janeiro, 4 de Abril de 1932.
CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, Porto Alegre, n. 2, 1990. p. 177-229.
CHOPPIN, Alain. O manual escolar: uma falsa evidência histórica. Tradução: Maria Helena C. Bastos. História da Educação, ASPHE/FaE/UFPel, Pelotas, v. 13, n. 27 p. 9-75, Jan/Abr 2009.
DALLABRIDA, Norberto. A reforma Francisco Campos e a modernização nacionalizada do ensino secundário. Educação, Porto Alegre, v. 32, n. 2, p. 185-191, maio/ago. 2009.
ESCOLANO, Agustín Benito. Sobre la construcción histórica de la manualística en España. Revista Educación y Pedagogía. Medellín: Facultad de Educación. Vol. XIII, No. 29-30, (enero-septiembre), 2001.
ESCOLANO, Agustín. El manual como texto. Pro-Posições, Campinas, v. 23, n. 3 (69), p. 33-50, set./dez. 2012.
GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas, sinais – morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 2ª ed., 7ª reimpressão, 2016.
ISSLER, Bernardo. A Geografia e os Estudos Sociais. Tese (Doutorado em Geografia) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, Presidente Prudente, 1973. 253f.
JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, n. 1, p. 9-43, 2001.
LIMA, Afonso Guerreiro. Geografia Secundária – 1ª série. Porto Alegre: Livraria Globo, 1935.
PIZZATO, Maria Dilonê. A geografia no contexto das reformas educacionais Brasileiras. Geosul, Florianópolis, v.16, n.32, p 95-137, jul./dez. 2001
ROCHA, Genylton Odilon Rêgo da. A trajetória da disciplina Geografia no currículo escolar brasileiro. (Dissertação – Mestrado em Educação). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1996. 298f.
SAVIANI, Dermeval. História das Ideias Pedagógicas no Brasil. 2 ed. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2008. (Coleção Memória da Educação).
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Geopauta

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Dos Direitos Autorais
Os autores mantêm os direitos autorais de forma irrestrita e concedem à Geopauta a primeira publicação com o trabalho simultaneamente licenciado em CC BY, que permite que outros compartilhem com reconhecimento da autoria de cada autor na publicação inicial nesta revista.
Propriedade Intelectual e Termos de uso
A Geopauta adota a política de Acesso Livre em Conformidade com o Acesso Aberto- OAC recomendado pelo DOAJ e em conformidade com os Critérios SciELO, sob uma licença Creative Commons CC By Attribution 4.0 International License, permitindo acesso gratuito imediato ao trabalho e permitindo que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreie-os para indexação, passe-os como dados para software ou use-os para qualquer outra finalidade legal.
A Geopauta atribui a licença CC BY. onde é permitido sem restrições:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial. desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.