Questões de sexo, de gênero e de sexualidade: Questões de sexo, de gênero e de sexualidade: para além da lógica clássica e da classificação binária

para além da lógica clássica e da classificação binária

  • Elizabete Amorim Almeida deMelo
  • Adriana Lourenço
  • Walter Matias Lima

Resumo

Levando em consideração a complexidade do ser e do real, problematizamos a nossa forma de produzir e reproduzir conhecimentos por meio da racionalidade cartesiana e instrumental, buscando um caminho para entender o debate sobre as questões de gênero, de sexo e de sexualidade. Ou melhor, sobre a nossa condição humana no mundo e as nossas formas de relações pessoais e sociais. Assim, objetivando entender as questões relacionadas ao gênero, ao sexo e à sexualidade, questionamos a eficiência (ou não) da lógica clássica e seus princípios para entender as diferentes configurações e arranjos que o ser humano cria para se expressar e se entender no mundo e com as coisas. Também apresentamos alguns elementos da Teoria da Complexidade proposta por Edgar Morin como caminho para um outro tipo de racionalidade que abarque o ser humano e sua complexidade.

Publicado
2018-04-16
Como Citar
DEMELO, Elizabete Amorim Almeida; LOURENÇO, Adriana; LIMA, Walter Matias. Questões de sexo, de gênero e de sexualidade: Questões de sexo, de gênero e de sexualidade: para além da lógica clássica e da classificação binária. Aprender - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação, [S.l.], n. 18, abr. 2018. ISSN 2359-246X. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/3643>. Acesso em: 19 out. 2018. doi: https://doi.org/10.22481/aprender.v0i18.3643.