MODOS DE APREENDER UM CONTEÚDO ENSINADO: perspectivas do paradigma behaviorista, da abordagem do processamento da informação e da teoria de Jerome S. Bruner

perspectivas do paradigma behaviorista, da abordagem do processamento da informação e da teoria de Jerome S. Bruner

  • Ruben de Oliveira Nascimento

Resumo

Na psicologia, o conceito de informação vem identificado com o paradigma do processamento da informação. Na psicologia da aprendizagem, essa discussão pode ser ampliada histórica e teoricamente. Este trabalho é um estudo teórico comparativo, desenvolvido com o objetivo de compreender como o enfoque behaviorista, a abordagem do processamento de informação e a teoria do psicólogo norte-americano Jerome S. Bruner, tratam os modos de apreensão de um conteúdo ensinado. No resultado da pesquisa destaca-se como essas teorias compreendem esse assunto no processo educativo, e como se distinguem em suas explicações.

Publicado
2018-04-16
Como Citar
NASCIMENTO, Ruben de Oliveira. MODOS DE APREENDER UM CONTEÚDO ENSINADO: perspectivas do paradigma behaviorista, da abordagem do processamento da informação e da teoria de Jerome S. Bruner. Aprender - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação, [S.l.], n. 18, abr. 2018. ISSN 2359-246X. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/3650>. Acesso em: 16 nov. 2018. doi: https://doi.org/10.22481/aprender.v0i18.3650.