A autoridade, o laço grupal e a construção de caminhos possíveis

Autores

  • Fernanda Ferreira Montes Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.v0i22.6062

Palavras-chave:

Hannah Arendt, autoridade, psicanálise, educação, totalitarismo

Resumo

Este trabalho revisita o ensaio de Hannah Arendt ‘O que é autoridade?’, enfatizando o esforço da autora de restabelecer uma autoridade na modernidade calcada no Esclarecimento. Busca também relacioná-lo às reflexões freudianas acerca da autoridade e da educação, tentando mostrar aproximações e diferenças no pensamento dos dois autores sob o pano de fundo do perigo contemporâneo de uma reemergência do totalitarismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

Montes, F. F. (2019). A autoridade, o laço grupal e a construção de caminhos possíveis. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (22), 22-30. https://doi.org/10.22481/aprender.v0i22.6062