A ética do bem pensar no contexto da escola sem partido

Autores

  • Webert Ribeiro de Oliveira
  • Luciano Costa Santos

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.v0i18.3646

Palavras-chave:

Ensino de filosofia, ética, escola sem partido

Resumo

Nesse artigo, visa-se realizar uma visitação a pensadores que contribuíram de modo significativo para a compreensão do ato de educar, na perspectiva da diversidade. A partir de um diálogo com Paulo Freire, torna-se possível a abertura do horizonte hermenêutico da atitude crítica de interpretação das fontes. Procura-se, a partir desse pressuposto, realizar uma releitura do sentido atual que traz o ensino da filosofia. Dessa maneira, é possível responder, a partir de autores como: Karl Marx, Stuart Hall, Edgar Morin, Ricardo Timm e Zygmund Bauman, quais os desafios éticos e os obstáculos epistemológicos que dificultam o bem pensar. Disso resulta, que a atual proposta Escola Sem Partido é um modo de anulação do Outro e negação da diferença que, a partir do contexto da pós-modernidade, destitui as relações de alteridade no teste ácido da liquidez, tornando a dimensão ética dessa crise um problema a ser enfrentado pela educação brasileira, tendo em vista os efeitos negativos que impedem o diálogo intercultural e a liberdade de expressão entre educadores e educandos.

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Publicado

2018-04-16

Como Citar

de Oliveira, W. R., & Santos, L. C. (2018). A ética do bem pensar no contexto da escola sem partido. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (18). https://doi.org/10.22481/aprender.v0i18.3646

Edição

Seção

ARTIGOS