Motivações que norteiam o associativismo: a percepção dos coordenadores da Associação de Pequenos Agricultores do Estado da Bahia

  • Queila Pinheiro Leitão
  • Almiralva Ferraz Gomes
  • Weslei Gusmão Piau Santana

Resumo

Este artigo aborda um assunto considerado de extrema importância para a gestão de pessoas: motivação dos seres humanos em seu ambiente de trabalho. Além de focar atenção em uma temática que, há muito, atrai pesquisadores do Brasil e do mundo, a presente pesquisa investigou, sob o olhar da gestão de pessoas, as motivações que norteiam indivíduos a dedicarem-se ao trabalho em uma organização sem fins lucrativos. Conforme os resultados, a motivação não se alicerça em recompensas financeiras. Com isso, o objetivo deste estudo é conhecer os fatores responsáveis pela motivação dos dirigentes e coordenadores da Associação de Pequenos Agricultores do Estado da Bahia (APAESBA), localizada em Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia. Busca-se também identificar os principais desafios por eles enfrentados. O estudo foi realizado na APAESBA com os dirigentes e coordenadores do seu quadro efetivo. O método utilizado foi o estudo de caso e o instrumento de coleta de dados o roteiro de entrevista e questionários estruturados. A amostra teve um número total de dez respondentes, o equivalente a oitenta e três por cento da população. Segundo a pesquisa, a motivação dos dirigentes e coordenadores da APAESBA está relacionada aos valores pessoais e morais. Assim, o desejo de modificar a sociedade e a expectativa de possibilitar uma vida melhor para o povo camponês são seus principais fatores motivadores. 

Publicado
2022-07-20
Como Citar
PINHEIRO LEITÃO, Queila; FERRAZ GOMES, Almiralva; GUSMÃO PIAU SANTANA, Weslei. Motivações que norteiam o associativismo: a percepção dos coordenadores da Associação de Pequenos Agricultores do Estado da Bahia. Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas, [S.l.], jul. 2022. ISSN 2358-1212. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/ccsa/article/view/1991>. Acesso em: 30 maio 2020.
Seção
Administração