Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica:

um instrumento gerencial de saúde

Autores

  • Rose Miranda da Silva
  • Lourival Batista de Oliveira Júnior

DOI:

https://doi.org/10.22481/cssa.v14i23.2300

Palavras-chave:

Atenção Básica à Saúde, Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica, Serviços públicos de saúde

Resumo

A Atenção Básica à Saúde é estabelecida por meio de ações e métodos que proporcionam a população serviços de proteção e promoção à saúde, diagnóstico e tratamento de doenças. Consiste em uma estratégia de reorganização do modelo assistencial oferecido à população como forma de suprir as necessidades nessa área. O Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica, implementado em 2011, representa uma estratégia para a melhoria assistencial, com atenção voltada ao trabalho das equipes de Atenção Básica. O objetivo do presente artigo é mostrar o PMAQ-AB, um instrumento de qualificação, cujo propósito é conhecer as condições de acesso da população aos serviços públicos de saúde e a qualidade da Atenção Básica, e formar uma cultura de avaliação com base nos indicadores. O texto mostra também o incentivo financeiro destinado ao Programa, sua reestruturação desde a implantação, e reúne os resultados alcançados no Brasil, em Minas Gerais e na cidade de Juiz de Fora (MG), iniciadora do Programa no Estado. A pesquisa é bibliográfica, realizada em livros e artigos sobre o assunto, e resulta também do estudo das informações do banco de dados do PMAQ-AB disponibilizados no site do Portal da Saúde. A análise da estrutura e do processo mostra a evolução do Programa desde os primeiros anos de implantação, sua reestruturação em três fases e um eixo estratégico, a atual forma de adesão das equipes de Atenção Básica, a nova realidade do acesso e os serviços oferecidos. Os resultados apontam o número de adesões das equipes e dos municípios ao Programa, a mobilização dos gestores e dos profissionais envolvidos, apresentando um desempenho satisfatório em termos de inovação e de fortalecimento da Atenção Básica.

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Biografia do Autor

Rose Miranda da Silva

Graduada em Administração pela UNIPAC/JF. Residente em Gestão Hospitalar pela Faculdade de Economia da Universidade
Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Lourival Batista de Oliveira Júnior

Professor Associado da Faculdade de Economia da Universidade Federal de Juiz de Fora

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Publicado

2017-12-14

Como Citar

da Silva, R. M., & de Oliveira Júnior, L. B. (2017). Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica:: um instrumento gerencial de saúde. Cadernos De Ciências Sociais Aplicadas, 14(23), 1-13. https://doi.org/10.22481/cssa.v14i23.2300

Edição

Seção

Administração