Os elementos constituintes do método de análise das escolas Clássica, Neoclássica e Novo-Clássica

Autores

  • Fernanda Calasans C. L. Pessoti Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • Gustavo Casseb Pessoti UNIFACS

DOI:

https://doi.org/10.22481/cssa.v14i24.3262

Palavras-chave:

Economia, Método, Fundamentos

Resumo

O presente trabalho aborda o método de investigação da teoria econômica clássica e das teorias que nominalmente a seguiram, a saber: neoclássica e novo-clássica. O objetivo do artigo é explicitar quais são os elementos analíticos empregados por essas escolas, apontando as convergências e adaptações ao longo do desenvolvimento da teoria econômica. O individualismo metodológico do pensamento clássico é adotado pelos neoclássicos e se transforma em aspecto central para a construção da chamada ciência econômica. Segunda a literatura, no período contemporâneo, a escola nova-clássica reforça o caráter racional e maximizador do indivíduo clássico e neoclássico, estendendo os fundamentos da análise microeconômica para o ambiente macroeconômico. No entanto, tais elementos constitutivos serviram muito mais para enfraquecer o poder de explicação dessas teorias sobre os diversos fenômenos econômicos do que para fortalecê-lo.

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Publicado

2018-03-28

Como Citar

C. L. Pessoti, F. C., & Pessoti, G. C. (2018). Os elementos constituintes do método de análise das escolas Clássica, Neoclássica e Novo-Clássica. Cadernos De Ciências Sociais Aplicadas, 14(24), 14. https://doi.org/10.22481/cssa.v14i24.3262

Edição

Seção

Artigos