O marketing no ciberespaço: a ação de digital influencers no incentivo ao consumo de produtos e serviços por meio do merchandising no Instagram

  • Afonso Ribas Moreira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • Victória Lôbo Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • José Luís Caetano da Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Resumo

Este artigo pretende analisar de que maneira acontece o merchandising nas redes sociais por meio da ação de digital influencers. O objeto de estudo é o Instagram e, principalmente, a sua nova ferramenta: os Insta Stories. Supõe-se que os atores sociais possuem um grande poder de influência e utilizam o aplicativo para publicizar marcas. Para a análise, serviram de exemplos publicações em perfis de artistas com um número expressivo de seguidores. Fez-se uma reflexão sobre ciberespaço e esfera pública, redes sociais e merchandising com o propósito de identificar as estratégias utilizadas pelos influencers em questão para formar opinião sobre determinadas marcas e, sobretudo, incentivar o consumo de produtos. Foi possível perceber que as pessoas famosas, principalmente as do meio artístico, além de praticar a autopromoção, atuam também na condição de digital influencers, promovendo marcas, ora de maneira sutil, ora mais evidente. As estratégias de merchandising baseiam-se na inter-relação das ferramentas da rede social e no carisma associado à imagem do influenciador.

Publicado
2018-06-06
Como Citar
MOREIRA, Afonso Ribas; LÔBO, Victória; DA SILVA, José Luís Caetano. O marketing no ciberespaço: a ação de digital influencers no incentivo ao consumo de produtos e serviços por meio do merchandising no Instagram. Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas, [S.l.], p. 18, jun. 2018. ISSN 2358-1212. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/ccsa/article/view/3913>. Acesso em: 15 ago. 2018. doi: https://doi.org/10.22481/ccsa.v15i25.3913.
Seção
Artigos