Redes sociais na produção científica: uma análise da Revista ADMpg Gestão Estratégica

  • Flávio José de Melo Faculdade de Ilhéus (CESUPI).
  • Marcielle Anzilago Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Resumo

A utilização de redes sociais vem crescendo ao longo do tempo nas instituições e entre pesquisadores de diversas áreas do conhecimento. O impacto sobre a vida social e a troca de conhecimento na produção cientifica levam à integração desses atores, estreitando laços e estimulando pesquisas. O objetivo deste estudo foi verificar a formação de redes sociais na produção científica da Revista ADMpg Gestão Estratégica. A população da pesquisa compreendeu os artigos publicados no período entre 2010 e 2014. Os testes para verificar as ligações de redes sociais adotados neste estudo foram realizados por meio dos softwares Sociais Network Analysis - UCINET 6.531, Network Visualization Program – Netdraw 2.153, Wordlenet e Microsoft Office Excel 2010. Os resultados demonstram que as instituições com maior grau de centralidade foram: a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), a Universidade Federal do Paraná (UFPR), seguida pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Essas universidades ocupam papel de destaque na inter-relação e na intermediação dos autores, criando laços com outras instituições para cooperação e difusão do conhecimento. O período com maior interação dos coautores foi o ano de 2012. Entretanto, tais implicações levam a concluir que a cooperação entre os atores dessa rede expõe fracas ligações e conexões esparsas, decorrentes do restrito número de ligações e de grupos isolados de agentes.

Publicado
2018-06-06
Como Citar
DE MELO, Flávio José; ANZILAGO, Marcielle. Redes sociais na produção científica: uma análise da Revista ADMpg Gestão Estratégica. Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas, [S.l.], p. 21, jun. 2018. ISSN 2358-1212. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/ccsa/article/view/3932>. Acesso em: 19 out. 2018. doi: https://doi.org/10.22481/ccsa.v15i25.3932.
Seção
Artigos