Estratégia como prática social: sistematização das definições e conceitos

  • Nágila Giovanna Silva Vilela Universidade de São Paulo
  • Ronaldo de Oliveira Santos Jhunior Universidade de São Paulo

Resumo

O interesse em estudos na seara da Estratégia como Prática Social apresenta crescimento acelerado à medida em que atrai a curiosidade de pesquisadores atuantes em estudos estratégicos e organizacionais. Na temática, questões relacionadas aos indivíduos, suas emoções e motivações, são levadas em consideração de maneira mais evidente do que a percebida em pesquisas tradicionais em estratégia. Trata-se, portanto, de uma abordagem interpretativista em que o mundo não pode ser entendido de forma independente dos atores sociais e os processos que o produzem. Dessa maneira, este artigo, caracterizado como ensaio teórico, tem como objetivo oferecer uma sistematização das definições e conceitos da proposta da Estratégia como Prática Social. Diante das reflexões apresentadas no texto, busca-se contribuir para essa literatura em formação com a revisão de seus conceitos basilares desde os estudos seminais até o contexto contemporâneo de estudos em estratégia e organizações.

Publicado
2018-06-07
Como Citar
VILELA, Nágila Giovanna Silva; SANTOS JHUNIOR, Ronaldo de Oliveira. Estratégia como prática social: sistematização das definições e conceitos. Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas, [S.l.], p. 16, jun. 2018. ISSN 2358-1212. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/ccsa/article/view/3980>. Acesso em: 16 dez. 2018. doi: https://doi.org/10.22481/ccsa.v15i25.3980.
Seção
Artigos