Determinantes do desempenho escolar: um estudo para a região Norte de Minas Gerais, com ênfase no ensino fundamental

  • Daniel Brito Alves Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)
  • Maria Elizete Gonçalves Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)

Resumo

Os benefícios individuais e sociais proporcionados pela educação podem possibilitar a uma sociedade
alcançar maiores níveis de crescimento e desenvolvimento econômico. Considerando a importância desse fato, o
presente estudo objetivou investigar os determinantes do desempenho escolar no 5° ano do ensino fundamental,
no âmbito da região Norte de Minas Gerais. A análise abrangeu a educação básica, por ser um dos principais
pilares para a formação do capital humano, fator particularmente importante no contexto de uma região como a
norte mineira, considerada uma das menos desenvolvidas do Estado. Utilizou-se como metodologias a Teoria de
Resposta ao Item e os modelos de regressão hierárquicos. Verificou-se, entre outros resultados, que a
intervenção dos pais ou responsáveis e o capital cultural afetam positivamente a proficiência dos alunos, o que
coloca em evidência o papel do ambiente familiar e a necessidade premente de considerar esse aspecto na
formulação de políticas educacionais.

Publicado
2019-08-08
Como Citar
ALVES, Daniel Brito; GONÇALVES, Maria Elizete. Determinantes do desempenho escolar: um estudo para a região Norte de Minas Gerais, com ênfase no ensino fundamental. Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas, [S.l.], p. 19, ago. 2019. ISSN 2358-1212. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/ccsa/article/view/5423>. Acesso em: 22 ago. 2019.
Seção
Artigos