O cenário da Educação Profissional Continuada em Contabilidade na cidade de Vitória da Conquista

  • Alef Silva Almeida Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Márcia Mineiro Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Resumo

Impulsionada por forte influência da globalização e do surgimento constante de conhecimentos, a Educação Profissional Continuada (EPC) tem deixado de ser um desejo voluntário e individual e se tornado uma necessidade. O objetivo desta pesquisa é verificar o cenário da EPC em Contabilidade no município de Vitória da Conquista, Bahia, comparando-o com as preferências de estudantes concluintes na área. Para isso, neste trabalho, utilizou-se a abordagem predominantemente qualitativa, com forma de construção de pensamento indutiva. Trata-se de um survey, apoiado por pesquisas bibliográficas e eletrônicas, com coleta de dados por meio de Questionário, Grupo Focal e Observação Sistemática. Este estudo contribui para o campo acadêmico-científico por trazer um novo material sobre a Educação Profissional Continuada, e ainda para os campos profissional e social, por proporcionar informações de subsídio para a criação de cursos de formação continuada que possam atender às demandas de recém-formados. Os resultados apontaram que as opções de Educação Profissional Continuada em Contabilidade em Vitória da Conquista não suprem as demandas dos estudantes, sobretudo porque a maior parte dos cursos é na modalidade a distância, oferecidos por instituições privadas e com poucas opções de áreas.

Biografias do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Bacharel em Contabilidade pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Pós-Graduando (Especialização) em Finanças e Controladoria pela Faculdade de Guanambi. Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Educação Contábil (GPEC) da UESB.

##submission.authorWithAffiliation##

Bacharela em Contabilidade e licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Mestre em Contabilidade pela Fundação Visconde de Cairu (FVC). Doutoranda em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora assistente na UESB, pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Educação Contábil (GPEC) e Grupo de Pesquisa de Educação, Didática e Ludicidade (GEPEL).

Publicado
2019-12-04
Como Citar
ALMEIDA, Alef Silva; MINEIRO, Márcia. O cenário da Educação Profissional Continuada em Contabilidade na cidade de Vitória da Conquista. Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas, [S.l.], p. p. 8-24, dez. 2019. ISSN 2358-1212. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/ccsa/article/view/5736>. Acesso em: 08 abr. 2020. doi: https://doi.org/10.22481/ccsa.v16i28.5736.
Seção
Artigos