Análise espacial da relação entre qualidade da educação e especialização produtiva no estado do Paraná

Autores

  • Renata Cattelan
  • Fernanda Mendes Bezerra
  • Marcelo Lopes de Moraes

DOI:

https://doi.org/10.22481/ccsa.v16i28.5831

Palavras-chave:

Análise Exploratória de Dados Espaciais, Educação, Setores produtivos

Resumo

Os setores econômicos em geral sofrem modificações com a inserção de capital humano, alguns com mais intensidade do que outros. Por este motivo, a educação tem papel primordial no crescimento e no desenvolvimento de uma nação. Neste sentido, o objetivo desta pesquisa é verificar se existe relação espacial entre a qualidade do ensino e a especialização dos setores produtivos. Ainda, verificar em qual dos setores a influência da educação é mais significativa. A metodologia utilizada foi a Análise Exploratória de Dados Espaciais (AEDE) com objetivo de identificar espacialmente como ocorre a associação entre as duas variáveis para os municípios do estado do Paraná, para os anos de 2012 e 2016, comparativamente. A variável utilizada para medir a qualidade do ensino foi o IDEB, enquanto que a variável referente à especialização dos setores foi calculada por meio do Quociente Locacional (QL), utilizando como variável base o número de empregos por setor. Os principais resultados indicaram que a especialização do setor agropecuário e do setor de serviços é associada negativamente com a variável IDEB, enquanto que os setores do comércio, construção civil e indústria apresentam relação positiva com a qualidade da educação, para os dois anos.

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Publicado

2019-12-04

Como Citar

Cattelan, R., Bezerra, F. M., & Moraes, M. L. de. (2019). Análise espacial da relação entre qualidade da educação e especialização produtiva no estado do Paraná. Cadernos De Ciências Sociais Aplicadas, 16(28), p. 93-112. https://doi.org/10.22481/ccsa.v16i28.5831

Edição

Seção

Artigos