Desafios e perspectivas da contabilidade agrícola: um olhar sobre os pequenos produtores rurais do município de Tanque D’Arca

  • Maria do Rosário da Silva
  • Leane da Conceição Santos
  • Marcos Igor da Costa Santos

Resumo

A contabilidade rural vem se desenvolvendo no decorrer dos anos e muito se fala da sua necessidade nas instituições e na sua importância para a modernidade desse setor. No cenário do cultivo das terras, a agricultura familiar se destaca em proporção de produtores e também por sua importância na geração de emprego para os que cultivam a terra como meio de renda e subsistência. Portanto, o produtor rural precisa conhecer e se apossar dos conceitos e técnicas ligadas à contabilidade rural, levando em conta o cenário competitivo do mercado empresarial em qualquer ramo de negócio. Este trabalho, portanto, tem por objetivo mostrar a realidade dos pequenos produtores rurais em relação às dificuldades enfrentadas acerca da contabilidade e sua utilização, analisando os conceitos e conhecimentos sobre sua relevância por partes desses pequenos agricultores. Objetiva também, verificar a percepção do produtor rural quanto à mensuração, a formação de preço de venda e evidenciação de sua produção. Como base para esta pesquisa, foram selecionados pequenos produtores rurais do interior da Cidade de Tanque D’Arca, no Agreste de Alagoas. Para tanto, a metodologia desenvolvida tem característica exploratória e descritiva, com abordagem quantitativa, utilizando-se de questionário semiestruturado aplicado entre os pequenos agricultores. A pesquisa evidenciou que a agricultura familiar é escassa de informações direcionadas à contabilidade, ao controle e gerenciamento da sua atividade econômica.

Publicado
2019-12-04
Como Citar
SILVA, Maria do Rosário da; SANTOS, Leane da Conceição; SANTOS, Marcos Igor da Costa. Desafios e perspectivas da contabilidade agrícola: um olhar sobre os pequenos produtores rurais do município de Tanque D’Arca. Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas, [S.l.], p. p. 130-144, dez. 2019. ISSN 2358-1212. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/ccsa/article/view/5836>. Acesso em: 18 jan. 2020. doi: https://doi.org/10.22481/ccsa.v16i28.5836.
Seção
Artigos