Epistemologia e difusão do conhecimento: uso de pesquisa aplicação na educação tecnológica e STEAM - processo de formação de docentes para a Educação de Jovens e Adultos do SESI, Bahia

  • Gisele Marcia de Oliveira Freitas
  • Francisca de Paula Santos da Silva
  • Alfredo Eurico Rodrigues Matta

Resumo

Este artigo trata sobre a base epistemológica que favorece o uso da Pesquisa Aplicação em contexto de formação de docentes para Educação de Jovens e Adultos no SESI Bahia.  Esta pesquisa, em andamento, vem adotando a educação tecnológica e STEAM na prática pedagógica de ensino de arte, ciência, tecnologia, engenharia e matemática, agregando abordagem e metodologias participativas, no caso a Pesquisa Aplicação, ou Design Based-Research (DBR). Trata-se de uma abordagem metodológica peculiar, inovadora e de natureza aplicada, que possibilita uma interação e colaboração com a realidade dos sujeitos constituintes do ambiente. O referencial teórico adotado inclui, entre outros, autores como: Castells (2011); Matta, Silva e Boaventura (2014) e Vygotsky (1998; 2001; 2004; 2007). Os resultados apontam para uma pesquisa de cunho epistemológico fundamentado no socioconstrutivismo e amparada pela metodologia de Pesquisa Aplicação, que é uma abordagem de investigação inovadora por reunir as vantagens das metodologias qualitativas e das quantitativas.

Publicado
2019-12-04
Como Citar
FREITAS, Gisele Marcia de Oliveira; SILVA, Francisca de Paula Santos da; MATTA, Alfredo Eurico Rodrigues. Epistemologia e difusão do conhecimento: uso de pesquisa aplicação na educação tecnológica e STEAM - processo de formação de docentes para a Educação de Jovens e Adultos do SESI, Bahia. Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas, [S.l.], p. p. 198-207, dez. 2019. ISSN 2358-1212. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/ccsa/article/view/5854>. Acesso em: 08 abr. 2020. doi: https://doi.org/10.22481/ccsa.v16i28.5854.
Seção
Dossiê