Produção de biodiesel a partir da palma de óleo

  • Jerisnaldo Matos Lopes
  • José Roberto Tavares Sampaio

Resumo

Neste artigo, apresentamos uma síntese sobre a cultura do dendê, abordando de forma sucinta a produção do óleo de palma, do qual deriva o biodiesel que substitui o petróleo, principalmente em países europeus. Verificamos que o uso indiscriminado do óleo de palma poderá provocar desequilíbrio na biodiversidade e na biosfera em geral. No âmbito do Brasil, destacamos a relevância do Programa Nacional de Óleo de Palma (PNOP), a sua forma de gestão em trissetores e as dificuldades encontradas nas relações sociais, condições econômicas e distribuições de papéis. Para compor este texto, apoiamo-nos em pesquisa bibliográfica e consulta de dados secundários sobre o assunto.

Biografias do Autor

Jerisnaldo Matos Lopes

Mestre com Linha de Pesquisa em Ética e Gestão. Doutor em Desenvolvimento Regional e Urbano. Pós-Doutorando em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (PROFNIT). 

José Roberto Tavares Sampaio

Mestre em Tecnologias Aplicáveis à Bioenergia. Aluno Especial do Doutorado Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (UFBA/UNEB/IFBA). 

Publicado
2020-05-11
Como Citar
LOPES, Jerisnaldo Matos; SAMPAIO, José Roberto Tavares. Produção de biodiesel a partir da palma de óleo. Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas, [S.l.], p. p. 23-36, maio 2020. ISSN 2358-1212. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/ccsa/article/view/6650>. Acesso em: 14 ago. 2020. doi: https://doi.org/10.22481/ccsa.v17i29.6650.
Seção
Artigos