Homem e mulher no mercado de trabalho local: o caso do município de Montes Claros-MG

Autores

  • Gilson Cássio de Oliveira Santos

DOI:

https://doi.org/10.22481/ccsa.v17i29.6659

Palavras-chave:

desigualdade entre homens e mulheres, mercado de trabalho, políticas públicas

Resumo

O presente texto avalia o comportamento do mercado de trabalho em Montes Claros (MG) a partir da diferença entre sexos. As observações foram feitas por meio da análise exploratória, com base em estatística descritiva, utilizando dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do Ministério da Economia. Percebe-se que as diferenças entre homens e mulheres no mercado formal de trabalho têm diminuído tanto no que diz respeito à participação de trabalhadores e trabalhadoras, quanto no que tange aos rendimentos. Porém, disparidades ainda persistem, fato que deve estimular o pensamento sobre políticas públicas que sejam efetivamente capazes de liquidar as discrepâncias entre sexos no tocante ao mercado de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilson Cássio de Oliveira Santos

Bacharel em Ciências Sociais e Mestre em Desenvolvimento Social pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é Sociólogo da UNIMONTES e Professor da Faculdade Santo Agostinho (FASA). 

Downloads

Publicado

2020-05-11

Como Citar

Santos, G. C. de O. (2020). Homem e mulher no mercado de trabalho local: o caso do município de Montes Claros-MG. Cadernos De Ciências Sociais Aplicadas, 17(29), p. 37-54. https://doi.org/10.22481/ccsa.v17i29.6659

Edição

Seção

Artigos